Apresentação


OLÁ GOSTARIA DE DESEJAR A TODOS MEUS VISITANTES QUE ESPERO MUITO QUE GOSTEM DO MEU BLOG E TAMBÉM QUE DESEJO RECEBER VÁRIOS COMENTÁRIOS E PEDIDOS DE MATERIAIS, ARTIGOS QUE POSSAM AUXILIAR A TODOS QUE GOSTEM DA ÁREA EDUCACIONAL...BEIJOS E ATÉ, BOA VISITA.

quarta-feira, 17 de março de 2010

PRESERVAR É REUTILIZAR!

Bom, como estudamos sobre o meio ambiente resolvemos postar uma atividade muito legal que encontramos em ouro blog...espero que gostem, vale a pena ver e trabalhar em ala de aula.

SUCATAS

Desafio à criatividade

Costuma-se chamar de sucata ao material descartável, aquele material que aparentemente não tem mais utilidade, mas que, com um pouco de criatividade pode ser reaproveitado.

Sucata quem ainda não escutou está palavra tão falada atualmente?

Às vezes dependendo da escola que trabalhamos, e do seu poder aquisitivo temos que

encontrar caminhos para que nossas aulas não se tornem vamos dizer "chatas" sem "graça" , mesmice, enfim...

As sucatas estão a nossa disposição, um material de fácil acesso com um leque de oportunidades e maneiras de utilizá-lo.

A criação de um brinquedo de sucata é também uma proposta de mudança de desafio à nossa capacidade é um convite para uma pequena aventura.

O processo criativo nos introduz ao prazer de transformar, de tornar útil algo que até então era considerado feio e sem utilidade.

Esta magia pedagógica pode ajudar o professor a construir os recursos que enriquecerão e facilitarão o seu trabalho, mas o importante é que ele também será transformado pelo prazer de criar.

Quando partilhamos com uma criança a descoberta de um objeto cuja utilização pode ser rei ventada, estamos também mostrando o valor e o encanto das pequenas coisas.

Está atitude pode ser bem mais do que uma alternativa de material para brincar : é também é também uma alternativa para uma escala de valores.

Utilizamos sucata não só por ser gratuita, mas, porque nos proporciona oportunidade de para criar e nos libertamos do vicío do consumismo.

Sucata um desafio irresistível!!!

Tampas: As tampas de plástico colorido são um excelente material para as crianças brincarem e investigarem mil utilizações.

As tampinhas de pasta de dente são utilizadas como marcadores nos jogos de bingo (em vez de grão de feijão).

As tampas maiores (encontradas em frascos de desodorante, xampus, spray), pelo seu colorido rico, são utilizadas como material básico para mil jogos diferentes.

A seguir algumas sugestões para estimular o desenvolvimento do pensamento através das brincadeiras com tampas.

Brinquedo de sucata

Sugestões para estimular o desenvolvimeto do pensamento através de brincadeiras com tapinhas.

Espero que gostem!

Quantas tampas você consegue empilhar? Quantas consegue encaixar?

Brinquedo inesgotável !

Uma caixa cheia de tampas de plástico é um brinquedo inesgotável de possibilidades. As tampas podem ser utilizadas para várias atividades recreativas.

Estes são alguns exemplos:Tampa ao cesto - Colocar um cesto a 2 m de distância. Distribuir as tampas entre as criança Ganhará aquele que conseguir encestar maior número de tampas. As crianças na sua vez deverão tentar lançá-las dentro do cestão.

  • Dominó por cores - Joga-se da maneira tradicional, sendo que a cada jogada o jogador usará duas tampas: A 1ª que combine com a tampa da mesa (mesma cor) e a segunda tem que ser diferente, para dar prosseguimento ao jogo.
  • Dominó de semelhanças - Também se joga de forma tradicional, sendo que uma tampa e outra deve haver pelo menos um fator em comum ( cor, forma, tamanho).
  • Jogo da memória - Colocar várias tampas diferentes, viradas para baixo, sobre a mesa. Embaixo de uma delas colocar um pequeno objeto. Modificar a posição inicial das tampas e perguntar à criança onde está o objeto.
  • Escravos de Jó - Jogo musicado que faz parte do folclore nacional.
  • Apalpe e acerte - Colocar vários pares de tampas dentro de um saco, pedir à criança que, com as duas mãos dentro do saco, encontre, através do tato, duas tampas iguais.
  • Qual está faltando? - Mostrar um conjunto de tampas para as crianças e, sem que ela veja, retirar uma delas e perguntar qual está faltando.
  • A maior ganha - Distribuem-se as tampas entre os jogadores. Iniciado o jogo com uma tampa, o primeiro a jogar ganhará a tampa se apresentar uma outra maior do que aquela, e assim por diante . Vencerá quem ficar com maior número de tampas.
  • Jogo da torre - A professora coloca a tampa maior no centro da mesa. As crianças deverão ir colocando uma tampa sobre a outra para formar uma torre. Perderá aquele que não puder contribuir na construção da torre ou aquele que derrubá-la.
  • Come - come - Com tampas de todos os tamanhos (principalmente pequenas), espalhadas pelas mesas, os jogadores deverão cobrir com uma tampa grande o maior número possível de tampas menores , sem levantar a tampa da mesa , isto é, levantando apenas um de seus lados, movimentando-a pela mesa . Vence o jogo quem conseguir" comer" maior número de tampas.
APROVEITEM E DIVIRTAM-SE...ABRAÇOS

Um comentário: