Projeto Água -1
I – JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
II- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS
• Saber sobre a necessidade de se economizar água
• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades
• Compreender o ciclo da água
• Conhecer as causas da poluição da água
• Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável
• Identificar o percurso da água do rio até as casas
• Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos
• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema
• Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados
• Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro
• Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive
• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício
• Ouvir músicas, assitir a vídeos que tratem do tema
• Visitar uma estação de captação e tratamento de água
• Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
• Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola
• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral
• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos
• Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida
II – OBJETIVOS GERAIS:
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água
Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água
III- ETAPAS PREVISTAS
Linguagem oral e escrita:
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre• o assunto
Produção coletiva de pequenos textos•
Escrita espontânea•
• Cruzadinhas, caça-palavras
Atividades com alfabeto móvel•
Entrevista• com um profissional da rede de tratamento de água
Atividades diversificadas• envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado
MATEMÁTICA
Estatística (contas de água) (e porcentagem de• água nos alimentos e no corpo)
Noções de massa (pesado/leve), volume• (cheio/vazio)
Situações-problema envolvendo a água•
Jogo com• dado/trilha
NATUREZA E SOCIEDADE:
Observação do ciclo da água•
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas
• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto
Experiência do pé de feijão•
Vídeos que abordam• o tema
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a• água poluída
VISUAL:
Desenho livre e de observação•
Recorte e• colagem
Dobraduras•
Releitura de obras de arte•
Modelagem com areia• e argila
Técnicas de pintura•
Maquetes•
Jogo da• memória
MÚSICA E MOVIMENTO:
Atividades diversas , músicas e cantigas• relacionadas ao tema
Ginástica historiada•
Circuito da• água
AVALIAÇÃO: Hora social e/ou exposição de trabalhos
Projeto Água-2
A vida na água
OBJETIVOS: conhecer diferentes tipos de seres que vivem na água. Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares
COMO SURGIU O TEMA? Durante o 1ª semestre, os alunos do Pré, desenvolveram o projeto: "A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA VIDA". Neste percurso, descobriram que: NA ÁGUA EXISTE MUITA VIDA !
E QUISERAM DESCOBRIR MAIS:
• Que tipos de peixes e plantas existem na água?
• Como os peixes nascem?
• Como os peixes respiram?
• Tudo o que vive na água sabe nadar?
• O que os animais que vivem na água comem?
COMO CAMINHAMOS ?
• Os alunos do pré retomaram os estudos do semestre anterior e repartiram o conhecimento construído com os alunos do jardim.
• Pesquisas em livros, revistas, vídeos, cds, sobre os diversos tipos de plantas e animais que vivem na água.
• Visita à loja de peixes e escolha do tipo de peixe para colocar no aquário a ser montado em sala de aula.
O peixe escolhido foi o lebiste, devido ser também encontrado nos rios da região, ser predador natural das larvas de mosquito (inclusive o da dengue) e por reproduzir rapidamente e em grande quantidade.
CONTEÚDOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
LIBERANDO A EXPRESSÃO
possibilidade de expressar o conhecimento construído através de:
• fala, mímica, dramatização;
• modelagem, pintura, dobraduras;
• desenho, escrita;
• elaboração de relatórios;
• criação de poesias e cantigas.
MATEMATICANDO A VIDA
Para resolver os nossos problemas e compreender as nossas descobertas, tivemos que buscar ajuda na matemática:
• contagem numérica
• as quatro operações
• medidas de comprimento
• medidas de capacidade
• noções de espaço
DESCOBRINDO A NATUREZA
Conhecemos diversos tipos de plantas e animais que vivem na água e aprendemos muita coisa sobre eles:
• características
• habitat
• utilidade
• reprodução
• alimentação
• locomoção
ENTENDENDO O HOJE NO TEMPO E NO ESPAÇO
compreendemos as diferença da vida na água:
• nos dias de hoje e antigamente
• nos lagos, rios e oceanos
aprendemos que as pessoas são reponsáveis pela preservação da vida na água
SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
1. CONSTRUÇÃO DO PAINEL "A VIDA NA ÁGUA"
2. MEDIDA DE COMPRIMENTO: Utilizando palitos de picolé, foram medidos os seis aquários existentes na sala de aula.
3. O nascimento dos filhotes dos Lebistes e a preocupação das crianças em separá-los da mãe para que não fossem devorados.
4. A descoberta dos "Poliquetas", minúsculos animais marinhos que vieram despercebidos, juntamente com as pedras e algas trazidos da praia.
5. A constatação de que a nossa estrela do mar tem seis pontas, considerando que todas as demais observadas no mar possuíam apenas cinco pontas.
6. A tristeza pelo desaparecimento de alguns espécimes, que serviram de alimento para outros. As anêmonas comeram os cavalos-marinhos; a ostra e os mariscos serviram de alimento para a estrela do mar.
7. A identificação dos machos e fêmeas dos filhotes de Lebistes.
8. A conscientização da necessidade de devolver o "Pepino do Mar" ao seu lugar de origem, uma vez que o mesmo produzia muita "sujeira" dentro do aquário.
9. A observação constante que as crianças fazem da vida existente em nossos aquários e a relação que estabelecem com as observações que fazem fora da escola: nas lagoas em suas casas, no rio que passa pelo bairro e nos passeios à praia com seu familiares.
10. Elaboração de um livro de poesias para os nossos amigos que vivem na água.
11. Criação de histórias sobre o nosso relacionamento com os animais que vivem na água.
DRAMATIZAÇÃO: O CICLO DA ÀGUA
PERSONAGENS:
Vários alunos.
DESENVOLVIMENTO
1ª Personagem — Uma menina representando a Água
FALA:
— Há, como é triste ser Água...!
— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!
— Vejam como estou agora:
* Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.
— Não sei o que fazer!
2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista
FALA:
— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.
Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.
3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol
FALA:
— É, eu estou decepcionado com a humanidade.
— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.
— Não consigo me controlar.
— Estou fazendo mal a terra, sem querer.
2ª FALA DA ÁGUA
— Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.
-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor
-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.
RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS.
Ao redor da água, começam a cantar:
A Água é minha amiga
Com ela posso contar
Pra lavar e tomar banho
E minha sede matar
Vamos todos protegê-la
E a natureza preservar
Resgatar suas a nascente
Para ela não faltar
Não fique triste amiga Água
De você vamos cuidar
Conscientizar a humanidade
Para a vida que nos dar.
Três dicas para proteger a água
1ª Não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes;
2ª Não demorar no banho;
3ª Não desperdiçar água ao lavar carros e calçadas.
Você Sabia?
Que lavar roupa em um tanque por 15 minutos, consome
Solução: Juntar roupa na água para lavar de uma só vez e enxaguar todas ao mesmo tempo sem a torneira o tempo todo aberta.
Escovar os dentes em 5 minutos com a torneira aberta, gasta
Solução: Se fechar a torneira em quanto escova os dentes. economizará
Um banho de chuveiro de 30 minutos consome
Solução: Fechando o registro enquanto nos ensaboamos, gastaremos apenas 81 livros de água.
Lavar a louça por 15 minutos com a torneira aberta, gastamos
Solução: Fechar a torneira para ensaboar a louça gastaremos
Essa é uma atividade muito legal para trabalharmos o meio ambiente em nossas escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário